Criar um Site Grátis Fantástico

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 


CLUBE CORPORATIVO

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

https://clubecorporativo.comunidades.net



Para especialistas em vinhos importados, os vinhos espanhóis estão, seguramente, entre os melhores vinhos do mundo.

Sim, a Espanha é considerada o 3º país em volume de produção de vinhos na Europa, ou melhor, no Velho Mundo. Com relação à produção de vinhos, a Espanha fica apenas atrás da Itália e França, porém, é o 1º país produtor de vinho em extensão de vinícolas, sendo grande parte da Espanha e da Península Ibérica ocupada pelas famosas plantações de uvas.

Há mais de 61 regiões produtoras de vinhos espanhóis, e os rótulos de vinhos espanhóis ganharam renome e importância internacionais, principalmente em razão da qualidade de cada safra de vinho produzida nesse belo país da Península Ibérica.

O vinho espanhol vem de uma tradição milenar que está na história de cada rótulo de vinho espanhol.

A Espanha é marcada por uma rígida legislação que estabelece normas para a qualificação de cada produto produzido nas vinícolas espanholas e, para que tudo seja produzido da melhor maneira possível, são estabelecidas divisões que determinam os tipos de uvas que podem ser utilizados na produção do vinho espanhol, a localização e o modo de cultivo das uvas Espanholas, além dos ambientes permitidos para envelhecimento do vinho, entre outras especificidades da milenar cultura de produção de vinho espanhola.

 




QUAIS SÃO AS REGIÕES PRODURAS DE VINHOS ESPANHÓIS?


 

Confira abaixo as regiões produtoras dos vinhos espanhóis mais famosos, conheça também sobre as principais regiões.

Principais regiões vinícolas da Espanha


Para estudiosos, a história entre a Espanha e o vinho remonta a 4.000 anos a.C., sendo o pico da tradição vinícola espanhola na Idade Média, quando os vinhos espanhóis sobreviveram à sangrenta passagem dos bárbaros e dos árabes. São diversas regiões vinícolas espanholas, sendo que 12 delas se destacam no quesito qualidade e tradição da produção do vinho espanhol de excelente qualidade, sendo ela:

La Rioja;
Ribera del Duero
Bierzo e Galícia;
Castilla y Leon;
Priorat
Aragón;
Navarra;
Catalunha;
Madri e Estremadura;
Castilla La Mancha;
Valência e Murcia;
Andaluzia;
Ilhas Canárias;
Viños de Pago.


A Espanha é marcada por uma rígida legislação, que estabelece normas para a qualificação de cada produto produzido nas vinícolas espanholas e, para que tudo seja produzido da melhor maneira possível, são estabelecidas divisões que determinam os tipos de uvas que podem ser utilizados, a localização e o modo de cultivo da uva, ambientes permitidos para envelhecimento do vinho, entre outras especificidades da milenar cultura de produção de vinho espanhola.


COMO É A CLASSIFICAÇÃO DO VINHO ESPANHOL?


A classificação dos vinhos espanhóis é dividida em duas categorias principais e suas sub-divisões:

DOP (Denominación de Origen Protegida): sub-dividida em Viños de Pago, Denominación de Origen Calificada (DOCa), Denominación de Origen (DO), Viños de Calidad com Indicación Geográfica.
IGP (Indicación de Origen Protegida): conhecidos como Vinos de la Tierra”(VdlT)
Os vinhos também podem ser classificados em função do seu tempo de envelhecimento: Crianza, Reserva e Gran Reserva.

 


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS UVAS ESPANHOLAS


A popularidade dos melhores vinhos espanhóis está ligada às uvas tintas, sendo as principais uvas espanholas as seguintes:

Tempranillo (emblemática, também conhecida com Tinta del Pais);
Garnacha:
Monastrell;
Cariñena;
Graciano;
Mencía;
Mazuelo;
Cabernet Sauvignon;
Merlot.

 



Mas é preciso que se diga que a maioria dos vinhedos espanhóis são de uvas de cepas brancas. Os principais tipos de uvas espanholas são:

Verdejo;
Albariño;
Xarel-lo;
Viura;
Airén;
Pardina;
Macabeo;
Palomino;
Moscatel;
Chardonnay.

 


História do vinho: Como surgiu e como é feita a bebida mais desejada



Vinhos espanhóis Tempranillos


Na lista dos vinhos espanhóis mais finos e legítimos podemos citar os vinhos da Espanhada casta Tempranillo que, por sua vez, são vinhos espanhóis que se destacam muito quando o assunto é o aroma de um vinho espanhol.

Os vinhos espanhóis Tempranillo são vinhos frutados e com notas de ameixa negra com chocolate. Os vinhos espanhóis tempranillos são considerados vinhos encorpados e potentes e, sendo assim, são vinhos espanhóis que estão na categoria de vinhos espanhóis concentrados.

Pode-se dizer também que o vinho espanhol tempranillo tem boa acidez, sendo vinhos taninos aveludados, com uma maravilhosa coloração rubi que o deixa com aspecto de bebida robusta e de grande personalidade.

Devido as características dos vinhos espanhóis tempranillos, a melhor harmonização fica por conta de carnes vermelhas, defumadas e grelhadas, ou queijos de massa semimole.

 


Vinhos Espanhóis Espumantes de Cava



Os vinhos espumantes de Cava, em sua origem, foram produzidos na Catalunha durante o século XIX, ou seja, em uma região ao leste da Península Ibérica.

Para a sua produção, os vinhos são engarrafados com leveduras próprias e açúcar residual, para fermentação da bebida para depois colocar as garrafas em cavaletes e giradas por alguns dias. No processo da produção dos vinhos espumantes da Espanha é feito um congelamento no gargalo da garrafa de vinho com doses de nitrogênio.

 


QUAIS SÃO AS UVAS EMPREGADAS NA PRODUÇÃO DO VINHO ESPANHOL ESPUMANTE?


Para o processo de produção dos espumantes Cava, as uvas espanholas mais usadas são a uva Macabeo, a uva espanhola Parellada e a uva Xarel-lo, ou seja, as uvas espanholas brancas. Mas vale dizer que às vezes são usadas outras uvas espanholas, inclusive as uvas tintas.

A coloração puxa para o amarelo limão, com sabor delicado, porém, um sabor encorpado. Os rótulos de vinhos Cava podem ser encontrados em 3 tipos, sendo que são levados em consideração o tempo de envelhecimento, sendo eles:

De 9 a 14 meses de maturação: Cava
De 15 a 29 meses de maturação: Cava Reserva;
Mais de 30 meses de maturação: Gran Gran Reserva.


Para a harmonização, observe bem qual foi o tempo de maturação do vinho espanhol cava, uma vez que o tempo de maturação desse vinho influencia no adocicado da bebida. Por exemplo, quanto mais jovem o Vinho Cava, melhor será para acompanhar frutos do mar e demais pratos frios. O Gran reserva, como é um vinho espanhol mais encorpado, prefira aves e queijos mais maturados.

 


Fortificados de Jerez



A região produtora espanhola de vinhos Jerez localiza-se ao sul da Espanha. Jerez tornou-se uma prestigiada região produtora de vinhos espanhóis, sendo reconhecida mundialmente pelos rótulos de vinhos espanhóis produzido ali.

Conhecidos como Fortificados de Jerez, são vinhos espanhóis deliciosos e muito apreciados em todo o mundo. Tal prestígio é resultado de um processo que leva 3 tipos de uvas espanholas brancas, sendo elas a uva Palominio, a uva Moscatel e a uva Pedro Ximénez.

A bebida fortificada é proveniente do alto teor alcóolico que esse tipo de vinho  espanhol atinge, uma vez que recebem doses de bebidas destiladas, como a aguardente.

Uma característica marcante dos vinhos espanhóis produzidos em Jerez é o fermento de flor, uma espécie de levedura que forma uma camada nos barris.


https://pousadas.comunidades.net




 

 




CLUBE CORPORATIVO

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

https://clubecorporativo.comunidades.net